A chamada Amazônia Azul de 4,5 milhões de km², é equivalente a mais da metade do território nacional terrestre.
- “É uma imensidão de área que precisa ser mais bem conhecida pelo Congresso Nacional, e a nossa missão tem essa função. Temos 95% do comércio exterior utilizando a Amazônia Azul, e por aí se desenvolvem muitas pesquisas, como a exploração do pescado, pesquisa de energia irrigando recursos para a economia do País”, disse o Capitão Ronaldo Júnior.
Faltam recursos para os Planos de Ação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), pois o orçamento destinado às atividades do órgão é insuficiente, o que aumenta a importância das parcerias para a conservação da Amazônia Azul, a exemplo do trabalho com a Marinha.
- Estes foram alguns dos assuntos tratados durante audiência oficial realizada recentemente em Brasília-DF, no gabinete parlamentar do Deputado Federal Ruy Carneiro, que recebeu o Capitão-de-Fragata Ronaldo Júnior, Comandante da Capitania dos Portos da Paraíba, em reunião de trabalho, marcada e agendada no Congresso Nacional.
Ele viajou para Brasília-DF, com a missão institucional de visitar todos os parlamentares integrantes da bancada federal paraibana, composta por 3 Senadores e 12 Deputados.
- O objetivo desse esforço parlamentar é garantir o apoio político de todos os partidos representados na Câmara dos Deputados e no Senado da República para os pleitos administrativos encaminhados pela Marinha, com vistas ao Orçamento Federal para o próximo exercício financeiro de 2025, evitando corte de verbas essenciais para a Força Naval e assegurar a consequente liberação dos recursos acima referidos.