Quando o Polo da Borborema e a AS-PTA realizam intercâmbios para as lideranças camponesas do território mergulharem nas histórias da luta por vida digna no campo, Elizabeth Teixeira chega aos seus 100 anos de vida.

  • Esse marco nos confirma que nossas raízes estão vivas.

E sempre estarão quando não abandonamos as memórias do chão onde pisamos e ao qual pertencemos.

  • Agora, é tempo de celebrar essa caminhada!

O Festival Cultural da Memória Camponesa será uma justa homenagem ao centenário de Elizabeth, mulher marcada para viver, resistir e inspirar gerações. 🌱

  • Porque revisitar a memória é fortalecer a luta.

➡️ Confira abaixo a programação completa do festival promovido pelo Memorial das Ligas e Lutas Camponesas:

📅 13 a 15 de fevereiro de 2025
📍 Sapé-PB

  • NOTA DO REDATOR – Veja abaixo as imagens do momento em que foi entregue a Elizabeth Teixeira, no dia 6 de agosto de 2022, de uma réplica da bandeira histórica das antigas Ligas Camponesas, usadas nas manifestações públicas em Sapé, antes do Golpe Militar de 1964.
  • A reconstituição foi feita por Inteligência Artificial, após melhoria da qualidade visual e colorização com uso de filtros digitais das fotografias feitas por Mery Medeiros (Natal-RN) em filmes de rolo P&B (preto e branco), gravados manualmente em câmera de celulóide no início da década de 1960.
  • O modelo final garantindo a autenticidade da reprodução obtida mais de meio século depois, foi aprovado posteriormente pela própria Elizabeth Teixeira, bem como pela então educadora popular e atual atriz Zezita Matos, casada na época com o artista plástico Breno Matos, autor do desenho original.

Leave a comment