A artista Laíz de Oyá fez sua estreia internacional em Bogotá, Colômbia, agora nesta segunda semana do mês de março, apresentando o espetáculo Encruzilhada Fêmea em duas importantes ocasiões: “Ellas Cantan” e o “Lanzamiento Programación Teatro El Ensueño”.
- Ela foi acompanhada pelos músicos Tarcísio em Chamas (trompete) e Iran Silva (percussão), além de Firmino, que fez a produção audiovisual.
Com uma proposta que une música, performance e espiritualidade de matriz africana, Laíz leva ao público uma obra pessoal e impactante, marcada pela valorização das tradições afro-brasileiras e pela representação das Pombagiras, entidades religiosas que simbolizam resistência e força feminina.
- A primeira apresentação foi no evento “Ellas Cantan”, no dia 9 de março (domingo passado).
O evento faz parte da programação dos Cenários Móveis, que celebra o mês das mulheres amplificando vozes femininas na música e poesia.
- Ao lado de artistas como Gabriela Ponce, Lina Botero e o grupo Cande Sound, Laíz se apresentou, destacando narrativas que exaltam a força feminina e a conexão entre ancestralidade e identidade cultural.
Neste dia 12 de março (quarta-feira), Laíz se apresentou no Teatro El Ensueño, durante o evento “Lançamento da Programação do Teatro El Ensueño 2025”.
- O evento reúne diretores, artistas e gestores culturais.
A viagem para a Colômbia foi viabilizada por meio do edital Arte na Bagagem, da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba.
- “É muito simbólico que minha estreia internacional aconteça com este trabalho, que une minha vivência enquanto mulher, artista e pessoa de terreiro”, afirma Laíz, que também expressa gratidão a seus mentores espirituais, Mãe Renilda e Pai Carlos, e ao Terreiro Ilê Axé Ojú Ofá Dana Dana.