

O 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E), sediado em João Pessoa (PB), completou, neste 27 de abril de 2025, 70 anos de existência (Jubileu de Platina).


- Para celebrar a data, estão sendo realizadas uma série de atividades, como celebrações religiosas, concerto musical, plantio de árvores e ação social na capital paraibana.
O ponto alto da programação será a realização de uma solenidade militar, que se inicia com o lançamento da revista e da moeda comemorativa, nesta quarta-feira, dia 30 de abril de 2025, às 18h30min, na sede do Grupamento.
- Em seus 70 anos de atuação, o 1° Gpt E tem um extenso acervo de realizações.


Foram obras ferroviárias, obras de construção e recuperação de pistas de pouso e de instalações aeroportuárias; execução de inúmeras obras rodoviárias, como implantação de rodovias, trabalhos de duplicação, pavimentação, conservação e reparação; grandes e numerosas obras hídricas, distribuídas em açudes de pequeno, médio e grande porte e perfuração de poços na região Nordeste; além de intensas atividades de assistência social nas cercanias onde a Engenharia se fez presente.
- Depois de passar por duas sedes provisórias, em Campina Grande (PB) e Natal (RN), o 1º Gpt E estabeleceu-se, definitivamente, na cidade de João Pessoa (PB) em 1956, e, além de configurar-se como um importante vetor para o desenvolvimento da Região Nordeste, também tem um importante papel na vida da cidade de João Pessoa.


Subordinado ao Comando Militar do Nordeste (CMNE), o 1º Grupamento de Engenharia, Grupamento General Lyra Tavares, é o Grande Comando responsável pelas atividades de engenharia no âmbito do CMNE, com destaque para:
- realização de obras militares e de cooperação;
- gestão do patrimônio imobiliário jurisdicionado ao Exército Brasileiro;
- coordenação das atividades relacionadas ao meio ambiente;
- gestão do material de engenharia; e
- apoio de engenharia às operações de combate.


Atualmente, o 1º Gpt E está estruturado assim:
- Comando e Companhia de Comando do 1º Grupamento de Engenharia, em João Pessoa (PB); e tem sob a sua coordenação as seguintes organizações militares:
- o 1º Batalhão de Engenharia de Construção, Caicó (RN);
- 2º Batalhão de Engenharia de Construção, Teresina (PI);
- 3º Batalhão de Engenharia de Construção, Picos (PI);
- 4º Batalhão de Engenharia de Construção, Barreiras (BA);
- 7º Batalhão de Engenharia de Combate, Natal (RN);
- Base Administrativa da Guarnição de João Pessoa (PB); e
- Comissão Regional de Obras da 7ª Região Militar, Recife (PE).