O artista plástico Chico Pereira, atual responsável pela montagem e Curadoria de vários Museus Históricos da Paraíba, a exemplo do antigo Palácio da Redenção, QCG (Quartel General da Polícia Militar e futuro Novo Palácio dos Despachos do governador João Azevêdo), Memorial da PM/PB localizado no entorno do Parque da Lagoa Solon de Lucena e Museu da Cidade (instalado no Palacete da Praça da Independência onde residiu o ex-presidente da então Província da Parahyba do Norte, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, assassinado em 1930), entre outros prédios históricos, está feliz da vida ainda mais, nos últimos tempos.

  • Além de todas as suas curadorias estarem dando certo e resultando no maior sucesso para os admiradores da história e das artes, arquivologia, relicários, etc, agora ele tem mais um motivo pra comemorar, com muita alegria e bastante intensidade.

É que sua filha Raquel Soares Pereira foi recentemente Aprovada com Nota Máxima da banca examinadora que avaliou seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) na Área de Design de Interiores sobre o Tema: “Revitalização do Centro Histórico de João Pessoa”, onde o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal estão fazendo diversas intervenções para recuperar o rico patrimônio que estava relegado ao abandono, há décadas, nessa região importantíssima para o surgimento da atual cidade, Capital paraibana.

  • O TCC de Raquel versou sobre pesquisa de campo acerca de “Três casos de reabitação”, tomando como exemplos fatos reais registrados academicamente na avenida General Osório.

Chico Pereira considera que foi um tento imenso para o IFPB (Instituto Federal da Paraíba) no momento em que esse é o assunto principal em questão, debatido por autoridades públicas, investidores particulares, intelectuais acadêmicos e até mesmo por comerciantes que trabalham em prol da revitalização da área.

  • NOTA DO REDATOR DO BLOGdoGM – O significado técnico de “reabitação” consiste no processo de reinserção social e residencial de indivíduos em situação de vulnerabilidade.

O TCC da filha de Chico Pereira, Raquel, pode ser considerado um verdadeiro “gol de placa”, traduzindo-se para a expressão futebolística o conteúdo acadêmico do contexto universitário, abrindo-se para a fácil compreensão popular na linguagem urbana da ruas do Centro da cidade, que completa agora em 2025 seu aniversário de 440 anos de fundação oficial.

Leave a comment