A Academia Paraibana de Engenharia (APENGE) recebeu na quarta-feira da semana passada (dia 21) a chave da sua nova sede que funcionará agora numa sala que será brevemente equipada com mobiliário de escritório e modernos computadores, no Parque Tecnológico do Governo do Estado (antigo Colégio Nossa Senhora das Neves), localizado ao lado da Catedral-Basílica Metropolitana de João Pessoa.

  • Esse Termo de Cessão por tempo indeterminado celebrado entre o secretário Cláudio Furtado e os engenheiros, sem nenhum custo para ambas as partes, representa uma grande vitória para os acadêmicos da APENGE, Sérgio Rolim, Otávio Falcão e Harley Paiva Martins.

O próprio chefe do Executivo estadual, Governador João Azevêdo, já visitou pessoalmente várias vezes as obras de restauração do prédio da futura sede da Fundação Parque Tecnológico Horizontes de Inovação (PTHI), no antigo Colégio Nossa Senhora das Neves, no Centro Histórico da Capital paraibana.

  • Cláudio Furtado é o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties).

Ele é um dos 20 pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que estão entre os 2% mais influentes do mundo.

  • Esse dado compõe o ranking internacional divulgado pela editora Elsevier, publicado em parceria com a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

O levantamento considera dados sobre os cientistas em relação ao impacto em suas áreas de pesquisa, a partir de citações, números de artigos publicados, índice de coautoria, entre outros aspectos.

  • Cláudio Furtado é professor vinculado ao Departamento de Física da UFPB.

Ao todo, nos últimos 24 anos, ele possui mais de 5.800 citações de artigos científicos de sua autoria registradas no Google Acadêmico.

  • Sua atuação compreende as áreas de:
  1. Física da Matéria Condensada e
  2. Teoria de Campos em espaços curvos,
    principalmente nos temas
  3. defeitos topológicos,
  4. fases geométricas,
  5. computação quântica,
  6. fundamentos de mecânica quântica,
  7. variáveis de loop,
  8. modelos análogos gravitacionais na matéria condensada e
  9. propriedades eletrônicas do grafeno, entre outros.

Leave a comment