A Reitora da Universidade Federal da Paraíba, Professora Terezinha Domiciano Dantas Martins, presidiu a solenidade de outorga do Título de Doutor Honoris Causa ao padre, filósofo, educador, político e humanista paraibano LUIZ ALBUQUERQUE COUTO (deputado federal – PT/PB) no Auditório Professor Milton Paiva da Reitoria da UFPB – Campus I, João Pessoa.

  • A cerimônia acadêmica aconteceu na noite deste dia 04 de julho de 2025 (sexta-feira), a partir das 18h30.

O destaque desta homenagem deu-se por ter sido uma propositura apresentada e aprovada inicialmente no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), através dos professores PhD Paulo Palhano [Assessor de Articulação Institucional do CCAE], Dr. Joseilme Gouveia e Dra. Fernanda Marques [Diretor e Vice do CCAE] e Dra. Bernardina Freire [Pró-Reitora de Extensão].

  • O Protagonismo social de Luiz Couto na conjuntura política paraibana foi, posteriormente, também aprovado por aclamação no Conselho Universitário (Consuni), tendo relatoria do Dr. Rodrigo Freire de Carvalho e Silva (CE).

De acordo com o professor PhD Paulo Palhano, a solenidade teve o prestígio de familiares, amigos, autoridades acadêmicas, intelectuais, representantes políticos, integrantes dos movimentos sociais, de academias de Ciências, Letras, Arte e Cultura e membros da comunidade universitária.

  • O título de Doutor Honoris Causa é a maior honraria concedida pela UFPB, simbolizando o reconhecimento pelo legado e pelas contribuições de Luiz Albuquerque Couto para a educação, a cidadania e a justiça social no Brasil.

  • DADOS BIOGRÁFICOS DO HOMENAGEADO

A Trajetória de vida desse ícone paraibano, que é um ilustre representante das lutas sociais é de filho de sem-terra, que nasceu no semiárido, enfrentou a seca, e até hoje é um sobrevivente.

  • Luiz Couto nasceu em 13 de fevereiro de 1945, em Soledade, do Curimataú paraibano.

Filho do casal de trabalhadores rurais sem terra, Antônio Joaquim de Couto e Elisa Leopoldina.

  • Com 21 anos de idade, em 1966, Luiz Couto entrou para o Seminário da Imaculada Conceição, chegando a formar-se em Filosofia pelo Seminário Regional do Nordeste e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Aos 25 anos, em 1970, fez concurso público e foi aprovado com docente da UFPB.

  • Entre 1973 a 1976, cursa Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (Iter).

Aos 31 anos, em 19 de dezembro de 1976, Luiz Albuquerque Couto foi ordenado sacerdote por Dom José Maria Pires, então Arcebispo da Paraíba.

  • Em 1985, torna-se filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), iniciando sua carreira política.

Leave a comment