O PEN Clube é uma associação mundial de escritores, com sede na Inglaterra e presença consolidada em cento em sessenta países (160 nações).
- Suas iniciais significam:
P – Poetas e Prosadores;
E – Ensaístas e Escritores teatrais;
N – Novelistas.
- Estas letras formam a palavra PEN, ou seja, em inglês, significa pena de escrever.
Seu fim principal é unir os escritores de todo o mundo para a defesa da cultura, da profissão de escritor, da liberdade de pensamento, da paz, das obras de arte, mesmo em caso de guerra, por meio da união dos povos, sem distinção de credos ou de raça, para a solução dos problemas internacionais.
- No Brasil, o PEN Clube foi fundado há 14 anos e tem funcionado ininterruptamente, em sua sede própria no centro da cidade do Rio de Janeiro-RJ (Praia do Flamengo, nº 172/1101 andar), com um auditório para conferências e um palco para representações teatrais, nos quais se realizam sessões públicas de difusão cultural.
- HISTÓRIA MUNDIAL
O PEN Clube é uma organização não-governamental e não política, com status consultivo da ONU e mantém relações formais com a UNESCO.
- É uma associação mundial de escritores, que reúne poetas, novelistas, ensaístas, historiadores, editores, críticos, tradutores, jornalistas e teatrólogos.
Através de seus 129 centros administrativos instalados em mais de 90 países, o PEN Clube opera em todos os continentes do planeta, com a proposta de promover o ofício e a arte de escrever e a liberdade de expressão no mundo.
- Foi fundado em Londres em 1921 pela novelista Catharine Any Dawson Scott, e era originalmente constituído por poetas, ensaístas, editores e novelistas (que originaram a sigla PEN), sendo hoje aberto a todos os escritores qualificados.
- ESCRITOR PARAIBANO FOI ELEITO POR ACLAMAÇÃO EM DOSE DUPLA
O intelectual Francisco Sales Gaudêncio teve a grata surpresa de ser comunicado em plena manhã deste sábado, dia 9 de agosto, de sua eleição para integrar o Clube Internacional como sócio titular, pelo próprio Presidente da instituição, Ricardo Cravo Albin.
- Seu nome foi aclamado por dois corpos de jurados, sendo o primeiro escrutínio feito pela Comissão de Admissão e o segundo aprovado por todos os sócios titulares, consultados em Assembleia Geral.
Desse modo, será marcada a posse administrativa, quando o diploma de titulação será entregue ao recém-eleito.
- A posse solene ocorrerá na sede do PEN Clube localizada na Praia do Flamengo, Capital carioca, quando o professor Sales Gaudêncio será solicitado a falar publicamente para seus novos companheiros, bem como será saudado por um deles (neste caso, pelo jornalista e escritor Mário Hélio, paraibano nascido em Sapé e que integra atualmente a Academia Pernambucana de Letras, já escolhido), para recebê-lo em nome da diretoria e dos demais sócios.
NOTA DO REDATOR DO BLOG – A indicação do nome de Sales para o PEN Clube foi feita pela jornalista e escritora Rosa Freire d’Aguiar Furtado, viúva do economista Celso Furtado
- Rosa Freire d’Aguiar Furtado foi a grande vencedora da 66ª edição do Prêmio Jabuti, promovida pela CBL (Câmara Brasileira do Livro), tendo a cerimônia de premiação consagrado “Sempre Paris: crônica de uma cidade, seus escritores e artistas ”, de sua autoria, como o Livro do Ano de 2024.
Detalhe: O Prêmio Jabuti contou com 4.170 obras inscritas, distribuídas em 22 categorias.