Ele não tem o charme de um James Bond, Agente 007 de Sua Majestade da Coroa Britânica, evidentemente, não tem licença para matar ninguém.

  • Mas, com absoluto grau de certeza, possui uma magistral bússola direcionada para os chamados “furos jornalísticos” implantada na cabeça dele, talvez pelos ET’s (quem saberá dizer a verdade???).

Sou testemunha, há mais de 50 anos, dos lances cinematográficos vividos por Hilton Gouveia em casos emblemáticos da nossa contemporaneidade, como, por exemplo:

  1. Afundamento da balsa do Exército (portada militar) na Lagoa do Parque Solon de Lucena, em 1975;
  2. O sumiço seguido de assassinato de quatro amigos, entre eles um policial civil, nas matas densas da Fazenda Abiaí, em 1988;
  3. Caçada feita com sucesso por todas as forças de segurança existentes no Estado, na época, ao famoso e temido assaltante e matador de inocentes conhecido pelo bizarro apelido de “Focinho de Porco”; entre 1989 e 1991;
  4. Sequestro do casal paraibano formado pelos empresários Clodoaldo Soares de Oliveira e Alessandra Camelo, sua esposa (iniciado no final da avenida Beira Rio, em João Pessoa e concluído num posto de gasolina da Avenida Brasil, no Rio de Janeiro), em 1992.

  • Vamos ficando apenas por aqui, porque esse cidadão digno de muito reconhecimento, vale seu peso – ao dobro – em ouro e prata, como faziam os antigos espanhóis (ibéricos) com os selvagens nativos do Novo Continente, por eles batizado de América.

Digno. Invendável. Firme.

Honesto. Meticuloso. Pesquisador.

Detalhista. Corajoso. Destemido.

  • Como operador de máquina de topografia, já desvendou até as areias do deserto do Iraque, enfrentando cobras venenosas e traiçoeiros escorpiões, no início da década de 1970, trabalhando na construção de estradas feitas pela empreiteira brasileira Mendes Júnior, contratada pelo então recém-empossado no cargo de Homem Forte de Bagdá, o Ditador Saddam Hussein, então um ainda jovem coronel do exército muçulmano.

De mergulhador em águas profundas com cilindro de oxigênio em busca de naufrágios na costa paraibana, ao lado do seu grande amigo Jair Miranda, até a procura por restos de foguetes espaciais, avistamentos de OVNI’s e rastreador de satélites orbitais caídos na terra e no mar, vai o currículo dele, que está completando 77 anos de idade neste final de semana.

  • Duro na queda e mesmo com cara de poucos amigos, existe por trás da face castigada pelas aventuras vividas ao longo do tempo, um imenso coração de menino, cheio de brincadeiras de criança, conselhos de pai-amigo e inusitado carinho de avô.

Só falta mesmo a Paraíba reconhecer oficialmente seu talento autodidata, em meio a tanta mediocridade que cresce e enriquece em nosso meio profissional, repleto de medalhas de bronze e troféus de baquelite (tipo de matéria plástica quebradiça, bastante usada na fabricação dos brinquedos infantis e material escolar, copos de lanchonete, etc, nos anos 1960/1970, bem antes da invenção do vidro duralex e das peças de silicone rígido e maleável dos nossos dias atuais).

  • Com nenhum diploma universitário e sem títulos de mestrado e doutorado, sem possuir muito dinheiro no banco, carrões de luxo e apartamentos caríssimos localizados à beira-mar, habita uma inteligência em nossa Terra Tabajara.

Hilton Gouveia é seu nome.

  • Redator do BLOGdoGM

 

Leave a comment