Retornando à tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a vereadora Raíssa Lacerda (PSB) anunciou, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (dia 13), que seu mandato lutará, nos próximos seis meses, para que a Capital paraibana tenha um complexo hospitalar destinado à saúde mental, no bairro de Mangabeira, com anexo para tratamento de crianças autistas.
- “Será uma luta de nosso mandato e tenho certeza que é de interesse também de nossos pares”, afirmou.
A parlamentar argumentou: “Pós-pandemia, dois terços da população adoeceu com transtorno de ansiedade generalizada (TAG), depressão, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), esquizofrenia. Existe uma lei antimanicomial, mas não estou falando de fazer um manicômio, sou contra isso”.
- “Estou falando de um espaço para cuidar de pessoas com problemas de saúde mental, porque, hoje, infelizmente não temos. Temos grandes profissionais nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), no Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), mas, legalmente falando, em um surto psicótico, o paciente só fica lá por três dias, 72 horas, no máximo”.
“Em um surto, às vezes são necessários 15 dias de tratamento para sair. Então, a gente precisa ter, sim, um espaço em João Pessoa que cuide de pessoas com problemas de saúde mental”.