O governador João Azevêdo esteve, neste sábado (dia 22), em Campina Grande, ao lado da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, ocasião em que visitou o 38º Salão do Artesanato Paraibano.

  • No local, o gestor entregou premiações do Paraíba Junina e assinou o edital Sala de Arte.

Ainda no município, os gestores também visitaram o terreno onde será construído o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) da Cultura, equipamento que ofertará serviços de arte, cultura, esportes e cidadania para a população da Zona Norte (bairro do Monte Santo), e prestigiaram o Maior São João do Mundo, no Parque do Povo.

  • Os CEU’s da Cultura são equipamentos de uso cultural e caráter comunitário construídos em áreas de maior vulnerabilidade socioeconômica.

Além de Campina Grande, os municípios de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Sapé, Esperança e Patos serão contemplados com as unidades.

  • O investimento na criação dos equipamentos, por parte do Ministério da Cultura, é de R$ 1.951.220,00.

Os CEU’s são centros culturais de 300 a 500m², com um modelo de implantação idealizado para dialogar com a diversidade cultural e bioclimática do país.

  • Baseado em módulos, conta com um conjunto de usos que serão selecionados junto à comunidade, de acordo com suas necessidades e potencialidades, por meio da escuta ativa.

O espaço abrigará atividades voltadas à expressão corporal, educação cidadã, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades interrelacionadas à cultura.

  • “Nós estamos trazendo esses equipamentos culturais para a Paraíba e queremos oferecer à comunidade o acolhimento de suas expressões culturais, fomentando também a economia do local”, disse a ministra Margareth Menezes.

O secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, destacou que a estrutura oferecerá vários atrativos para a população.

  • “O projeto do CEU de Campina Grande terá biblioteca, sala multiuso, incubadora cultural para trabalhar com a qualificação profissional dos artistas, espaço de convivência, de sociabilidade para realização de shows ao ar livre e vai ser instalado no Monte Santo, um bairro populoso, mas que tem carência de equipamentos culturais”, salientou.

Leave a comment