Especialistas discutiram como a comunicação eficaz pode impulsionar o crescimento das empresas no mercado competitivo.

  • Na noite desta quarta-feira, 26, o LIDE Paraíba realizou um evento especial de Talk and Wine com uma palestra sobre “O Poder da Palavra: Estratégias de Comunicação e Posicionamento de Marca”, abordando o uso dessas táticas para se destacar no mercado.

O evento contou com as participações de Luciana Vianello, mentora em competências comunicativas e professora da Fundação Dom Cabral e Renova BR, Carol Lopes e Paulo Barbosa, sócios da Tática Studio.

  • O presidente do LIDE Paraíba, Gabriel Galvão, iniciou a sua fala destacando o papel importante da comunicação na vida do empresário, salientando que é por meio dela que ele consegue se conectar de maneira assertiva com seus colaboradores, transmitir seus valores, missão e objetivos, e também criar uma relação com o cliente, apresentando a verdadeira importância do produto ou serviço.

“A comunicação é fundamental na vida do empresário, e o LIDE tem como objetivo trazer eventos que vão além de conexões, focando no desenvolvimento do Estado e no fortalecimento da classe empresarial da Paraíba.”

  • Segundo Gabriel Galvão, a visão do LIDE Paraíba ao desenvolver esses eventos é, de fato, fazer com que o Estado se torne cada vez mais brilhante, promovendo o desenvolvimento local, trabalhando as conexões dos empresários e o fortalecimento dessa classe dentro do próprio Estado.

“O objetivo é entender o poder que a comunicação possui. É essencial incorporar sensibilidade, sentimento e elevação de consciência na comunicação com o cliente ou colaborador”, afirma.

  • Durante sua participação, Carol Lopes, sócia da Tática Studio, comentou sobre o cenário atual e a importância do branding no sucesso das empresas.

Ela destacou que o mundo vive em um cenário de muita competitividade e incerteza, e o branding vem justamente para agregar valor e diferenciar as empresas.

  • “O cenário está propício para o empreendedorismo, mas traz desafios. Para se destacar, é preciso ter uma comunicação clara e uma conexão genuína com as pessoas. O branding é sobre gerar essas conexões e gerenciar o valor e o posicionamento da marca.”

    Em sua fala, Carol Lopes também abordou sobre a necessidade de estratégias claras e propósitos bem definidos para se destacar em um mercado competitivo.

  • De acordo com ela, uma característica muito presente no empreendedorismo brasileiro é o impulso de começar, apenas começar, e seguir no fluxo, mas muitas vezes sem uma visão estratégica 360º.

“O que realmente faz a diferença hoje é que não basta apenas vender um produto ou divulgar uma mensagem. É preciso ter uma estratégia clara, saber exatamente o que queremos e, principalmente, entender o nosso propósito”.

  • “Ter clareza do porquê você faz o que faz todos os dias é o que vai te destacar e permitir uma conexão real com o público, gerando resultados mais efetivos”.

Paulo Barbosa, também sócio da Tática Studio, complementou a discussão sobre branding, destacando a importância do posicionamento da marca em um cenário competitivo.

  • Ele explicou que preço, qualidade, atendimento e tecnologia não são mais diferenciais, pois a tecnologia está cada vez mais acessível e o que realmente importa é o uso que se faz dela.

Porém, isso pode ser facilmente copiado.

  • “Vivemos em um ambiente onde, se não nos destacarmos, outros irão replicar. Como nos diferenciamos nesse cenário, onde todos parecem iguais ou as barreiras competitivas são muito baixas?”

“A resposta é um posicionamento único de marca, que se torna importante na tomada de decisão do cliente, nas relações que ele estabelece com a marca.”

  • Conforme Paulo, o posicionamento da marca vai além da propaganda, envolvendo todos os pontos de contato com o cliente.

“Dentro do branding, o que vemos na ponta é apenas a assinatura da marca. Por trás disso, há muitos outros elementos, como tom de voz, crenças, valores, experiência, arquitetura, e todos os pontos de contato que a marca estabelece com o cliente”.

  • “Esses aspectos, que interagem com o público e até com o concorrente, são fundamentais para a gestão da marca. A marca é isso: uma construção contínua em todos os níveis.”

Luciana Vianello, mentora em competências comunicativas e professora da Fundação Dom Cabral e Renova BR, encerrou a noite com uma reflexão sobre o impacto da comunicação no posicionamento de marca e na gestão de negócios.

  • “Comunicação é sinônimo de prosperidade, é sinônimo de abundância, é sinônimo de riqueza e poder, e também é sobre como gerenciamos a percepção que as pessoas têm de nós e da nossa marca”.

“A forma como nos posicionamos no mercado, como construímos essa percepção, é o que realmente define nosso sucesso no longo prazo.”

  • A mentora enfatizou a importância da autenticidade, da criação de conteúdos envolventes e da conexão emocional com o público.

Ela explicou que ser ouvido na comunicação é um princípio fundamental, alcançado por meio de alguns pilares.

  • O primeiro é a autenticidade, seguido pela construção de informações que gerem envolvimento.

No entanto, ela destacou que muitas vezes falta a ponte da linguagem que conecta emocionalmente com o outro.

  • “As pessoas tentam se proteger da emoção, não querem mostrar vulnerabilidade, buscam ser técnicas e construir autoridade”.

“Entretanto, a verdadeira autoridade vem da combinação de emoção, afetividade, empatia e conexão. A comunicação exige esse equilíbrio de forças.”

  • Ao final do evento, os participantes discutiram como a comunicação eficaz é capaz de fortalecer a presença das marcas no mercado, sendo essencial para a construção de uma relação sólida com o público-alvo e para o crescimento das empresas.

O evento foi um sucesso e definiu o papel do LIDE Paraíba em promover a capacitação e o desenvolvimento empresarial no Estado.

  • Sobre o LIDE Paraíba:

O LIDE Paraíba faz parte do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, uma organização que está presente em mais de 20 países e que promove a integração entre empresários, autoridades públicas e acadêmicos, fomentando debates sobre temas de relevância econômica e social.

  • Por meio de eventos e encontros estratégicos, o LIDE fortalece a conexão entre o setor produtivo e o poder público, estimulando o crescimento sustentável da região.

Leave a comment