De acordo com o médico responsável pelo atendimento de João Azevêdo, cardiologista Fulvio Petrucci, o governador vai passar por uma cirurgia após ser constatada a existência de uma pedra composta por material orgânico na vesícula biliar.
- Conforme o médico, a cirurgia vai acontecer ainda na noite deste domingo, por volta das 19h00 e é considerada de baixa complexidade.
No entanto, ele explicou que cuidados específicos comuns a qualquer cirurgia precisaram ser tomados para a realização do procedimento, como um período de intervalo obrigatório entre a internação e a operação, já que o governador João Azevêdo havia se alimentado e precisou guardar um tempo em jejum, de acordo com os protocolos médicos.
RISCO CARDIOLÓGICO NO PÓS-OPERATÓRIO:
Os exames realizados no Hospital Memorial São Francisco, localizado no bairro da Torre, em João Pessoa, mostraram um bom estado de saúde acerca do funcionamento cardíaco de João Azevêdo, que passou tempos atrás (15 de junho de 2023) por procedimentos preventivos no Hospital Metropolitano “Dom José Maria Pires”, em Santa Rita.
- Ele foi submetido a um cateterismo, na época, com angioplastia e implante de stent devido à obstrução de uma artéria, considerado pelos médicos como sendo um procedimento de rotina.
De acordo com Dr. Fulvio Petrucci, o período de recuperação estimado é entre sete e 15 dias, dependendo do tratamento do paciente e da resposta do corpo dele ao procedimento deste domingo.
- Dr. Cássio Virgílio, que é especialista em gastroenterologia e médico cirurgião responsável pela realização do primeiro transplante de fígado realizado aqui na Paraíba é o encarregado de comandar a operação de retirada de pedra da vesícula no Governador João Azevêdo.