O Instituto Totem Cultural (ITC), ONG fundada em 2008, é reconhecido pela promoção do voluntariado, da arte e da cultura, atuando em publicações bilíngues, livros de arte, pesquisas e projetos de valorização da cultura popular e tradicional.
- Ao longo de sua trajetória, o ITC tem participado de encontros culturais no Brasil e no exterior, além de realizar ações em parceria com associações, órgãos públicos e privados.
Entre seus projetos, destaca-se a MITC – Mostra Internacional Totem das Cores, considerada a maior exposição de arte naïf contemporânea do país, aberta também a outras estéticas.
- Sob a coordenação geral de Marinilda Boulay, presidente do ITC, e da diretora artística Lina Bandeira, o evento já realizou duas edições marcadas pela diversidade de cores e linguagens.
Em 2023, com curadoria de Oscar D’Ambrosio, foram apresentadas 200 obras de artistas brasileiros e internacionais.
- Em 2024, os curadores Antonio do Nascimento, Romildo Sant’Anna e Percival Tirapeli reuniram 246 obras de 150 artistas das cinco regiões do Brasil e de 31 artistas estrangeiros.
A edição 2025 acontecerá de 6 de setembro a 9 de novembro, no Museu Municipal de Socorro-SP, em homenagem à temporada cultural França-Brasil // Brasil-França, com o tema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, propondo reflexões sobre a preservação da democracia, do meio ambiente e da diversidade.
- Estão confirmados 150 artistas de 17 Estados brasileiros e 31 artistas internacionais de países como França, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Escócia, Espanha, Argentina, Irlanda, Itália, Chile e Cuba.
A Paraíba será representada por um grupo expressivo de artistas, com destaque para as mulheres do Coletivo Mulheres da Arte Naïf PB:
- Ana Lima,
- Lu Maia,
- Laucilene Rocha,
- Célia Gondim e
- Waleska Silveira.
As artistas Lu Maia e Ana Lima estarão presentes na abertura, no dia 6 de setembro, e participarão da Roda de Conversa “Protagonismo das Mulheres na Construção de uma História de Arte”, ao lado de artistas, curadores e comunidade.
- “Ano passado recebi um troféu de reconhecimento como Incentivadora da Arte Naïf e o Coletivo Mulheres da Arte Naïf PB o de Menção Cultural de Incentivo. Tenho muito orgulho de representar a nossa Paraíba”, afirma Lu Maia.
“É uma grande honra integrar um evento de tamanha relevância para artistas do Brasil e do mundo. Estar presente na MITC é também uma oportunidade de levar a arte naïf paraibana a novos públicos e fortalecer nosso coletivo”, completa Ana Lima.
- As duas artistas também oferecerão, de forma voluntária, uma oficina de isogravura (técnica feita no isopor, semelhante à xilogravura tradicional).
A participação de Lu Maia e Ana Lima em Socorro-SP deve contar com apoio do Edital ARTE NA BAGAGEM, incentivo do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Cultura, e financiamento do Governo Federal via Lei Aldir Blanc.
- Além das integrantes do Coletivo, também foram selecionados os artistas paraibanos Leonardo Pessoa, Tito Lobo, Amiel Nassar, Carlos França e Patrícia Lucena.
SERVIÇO
- Período: 6 de setembro a 9 de novembro de 2025
- Local: Museu Municipal de Socorro-SP