No próximo sábado, dia 2 de abril, em Sapé, a partir das 14:00 horas, será realizado um Ato Público em memória da morte de João Pedro Teixeira, líder-fundador da primeira Liga Camponesa na Paraíba. O evento está sendo promovido pelo Memorial das Ligas e Lutas Camponesas e conta com o apoio de movimentos sociais, entidades e sindicatos.

Em 2002, iniciou-se uma caminhada dos camponeses da cidade de Sapé até a região de Café-do-Vento, em Barra de Antas, fazendo memória ao trajeto que João Pedro realizou quando foi assassinado. A casa onde João Pedro Teixeira viveu com sua família, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico do Estado em 2012, no governo de Ricardo Coutinho.

O ato do próximo sábado começará com a população e convidados saindo em caminhada da comunidade tradicional de Barra de Antas, até o Memorial das Ligas e Lutas Camponesas, culminando em apresentações culturais de artistas populares e a participação de movimentos sociais, como MST, CPT, FETAG e também de parlamentares e partidos que defendem a causa campesina, da luta agrária.

Este ano, os camponeses e agricultores da região agregaram as suas lutas com a comunidade tradicional de Barra de Antas, reconhecida desde 2017 pelo Ministério Público Federal (MPF), fazendo o Ato em memória à luta de João Pedro e contra a instalação de uma Barragem que o Governo do Estado planeja construir na região, retirando centenas de famílias da área.

Para Alane Lima, presidenta do Memorial das Ligas e Lutas Camponesas, em 2022 completamos 60 anos da morte de João Pedro Teixeira, que é uma data muito emblemática, por que faz 60 anos também que não acontece a Reforma Agrária no nosso País. “Então, esse é um ano de denúncia, mas também de anúncio da continuidade e unidade dos povos do campo,” acrescenta.

Leave a comment