O 21º Festival Paraibano de Coros – Fepac 2023 vai homenagear um dos maiores maestros do canto coral brasileiro, Antônio Carlos Batista Pinto Coelho, conhecido na área musical como Tom K.

O Fepac ocorre de 06 a 12 de novembro, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira – Funesc (Fundação Espaço Cultural), em João Pessoa – Paraíba.

O maestro Tom K é natural de Recife (PE), mas chegou a João Pessoa (PB) em 1966, com apenas 13 anos e foi na Capital paraibana que estudou música, dedicando-se à profissão até se aposentar como professor/mestre em 2007, pela Universidade Federal da Paraíba.

Na UFPB, no Departamento de Educação Musical lecionou as disciplinas Regência, Violão, Linguagem e Estruturação Musical, História da Música, Contraponto, Harmonia e Análise.

“Conheci Tom K ainda adolescente e juntos cantamos no Madrigal regido por Pedro Santos, nosso grande incentivador. Fomos professores no mesmo departamento na UFPB e por muito tempo trabalhamos juntos no Coral Gazzi de Sá da UFPB”, relatou o coordenador do Fepac, maestro Eduardo Nóbrega.

Nóbrega acrescentou ainda que Tom K tem uma trajetória linda, dedicou a maior parte da sua vida ao canto coral, e na bagagem carrega mais 150 arranjos para coro cantados por corais de todo Brasil, em especial no Fepac.

Além disso, é autor de três livros de composições para coro publicados pela UFPB.

“Portanto, nada mais justo que essa homenagem, principalmente em vida, para que ele possa ver o quanto foi e será importante para o canto coral paraibano,” finalizou.

  • Para Tom K, receber essa homenagem em vida é muito gratificante.

“O fato de estar sendo homenageado pelo Fepac, festival mais importante do País, só me deixa orgulhoso e só tenho a agradecer aos organizadores do Fepac por esse momento, e espero de coração que seja um bom momento para todos nós amantes do canto coral”, disse.

Com um currículo bastante extenso, Tom K atualmente é aposentado como professor mestre pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, mas não parou, dedica-se ainda a compor e fazer arranjos para coro, principalmente o Coral Gazzi de Sá, do qual foi diretor musical por mais de 15 anos.

Durante a sua trajetória, Tom K também regeu o Coro Sinfônico da Paraíba por mais de 15 anos; fundador do Coro de Câmara Villa Lobos (onde foi regente por 10 anos); regeu o Madrigal Paraíba também por 10 anos; foi maestro do Coral da Associação dos Aposentados da Caixa Econômica Federal (Coral APCEF/PB) por 35 anos, além de membro-fundador do Laboratório de Composição da UFPB (COMPOMUS).

  • CONHEÇA TUDO SOBRE O FEPAC

A vigésima primeira edição do Festival Paraibano de Coros (Fepac) já tem data marcada.

A abertura oficial ocorre no dia 06 de novembro, na Igreja São Francisco, com participação do coral universitário Gazzi de Sá (UFPB), Coro Encanto (UFCG) e Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa.

Já as apresentações oficiais dos coros inscritos ocorrem na Sala da Concertos José Siqueira da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), de 07 até 12 de novembro.

O REGULAMENTO se encontra disponível no site:

www.festivalparaibanodecoros.com e as inscrições ocorrem de 01 de maio até 10 de agosto do corrente ano.

Para se inscrever, será necessário ler o regulamento e ficar atento aos prazos determinados pela coordenação.

O Fepac é uma realização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Governo do Estado da Paraíba por meio da Funesc, com apoio Cultural da Coteminas S/A.

Leave a comment