O Brasil alcançou uma performance digna dos mais altos elogios e referências positivas no ano de 2023.

Trata-se da diminuição significativa e impactante dos Crimes Violentos Patrimoniais contra Instituições Financeiras, de acordo com os dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

  • Na série histórica 2018-2023 a redução alcançou a incrível marca de -82%.

Considerando ainda o período 2015-2023 esse percentual de redução seria ainda maior se o Paraná tivesse disponibilizado os dados de 2015, pois além desse ano o mesmo Estado não forneceu as informações desse indicador para os anos de 2016 e 2017.

Merecem destaques positivos 12 Estados por terem conseguido “zerar” o número de casos em 2023, são eles:

  1. Acre,
  2. Alagoas,
  3. Amazonas,
  4. Distrito Federal,
  5. Goiás,
  6. Mato Grosso,
  7. Mato Grosso do Sul,
  8. Pernambuco,
  9. Piauí,
  10. Rondônia,
  11. Roraima e
  12. Sergipe.

Ainda são dignos de menções elogiosas por terem alcançado reduções superiores a 90% no lapso temporal 2018-2023 (período em que as 27 Unidades Federativas forneceram os dados), os Estados:

  1. Amapá,
  2. Ceará,
  3. Minas Gerais,
  4. Pará e
  5. Paraíba (-94%) e
  6. Rio Grande do Sul.

Pode-se de algum modo apontar dois fatores principais para esse êxito:

  • mortes de criminosos contumazes nessa modalidade em confrontos policiais – vide Operação em Varginha-MG e Operação Canguçu-MT, MS, TO, GO e PA,
  • bem como a prisão de vários integrantes das quadrilhas especializadas nesse tipo de delito.

Com isso, a “mão-de-obra” especializada vem diminuindo ao passar dos anos, consequentemente, tornando a “oferta” bem menor para concretizar as empreitadas.

  • De modo que, diferentemente de vários outros indicadores, as forças policiais demonstraram altíssimo nível de “controle” no que diz respeito aos Crimes Violentos Patrimoniais contra Instituições Financeiras.

O desafio para as mesmas forças é se aproximar desse nível de excelência noutros indicadores, a exemplo dos feminicídios, latrocínios, roubos e furtos em geral e homicídios.

Leave a comment