Durante um discurso nesta terça-feira (dia 19), o deputado Raniery Paulino (Republicanos/PB) destacou que a Paraíba é considerada referência nacional de responsabilidade fiscal e de investimentos em obras estruturantes.

Ele mencionou que, de acordo com o Tesouro Nacional, a Paraíba é o único Estado do Nordeste a receber conceito “A” por três anos consecutivos.

  • No discurso, o deputado Raniery Paulino parabenizou o Governador João Azevedo e sua equipe econômica, especialmente os Secretários da Fazenda, Marialvo Laureano, Secretário Executivo da Receita da Sefaz, Bruno de Sousa Frade, Letácio Tenório Guedes Júnior, Secretário-Chefe da Controladoria Geral do Estado, Gilmar Martins de Carvalho Santiago, Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão.

“Quero cumprimentar pelo senso de responsabilidade. A Paraíba é um dos cinco Estados do País que alcançaram a nota máxima de avaliação de Capacidade de Pagamento — CAPAG A, em 2023, com melhor situação fiscal, sendo o único que manteve a nota máxima por trê anos consecutivos”.

“Esse resultado se deve às ações de gestão fiscal implementadas pelo Governo da Paraíba”, parabenizou o deputado Raniery Paulino ao destacar dados do Boletim do Mapa da Secretaria do Tesouro Nacional.

Uma das finalidades da classificação é avaliar se o Estado tem a capacidade de obter novos empréstimos para investir em projetos estruturais.

  • De acordo com o texto, em 2023, conforme o boletim da STN houve redução para cinco Estados que conquistaram o conceito máximo A, indicativo da melhor situação fiscal.

São eles:

  1. Paraíba,
  2. Espírito Santo,
  3. Bahia,
  4. Mato Grosso e
  5. Rondônia.

Em 2022, eram sete Estados.

  • A Paraíba foi o único a assegurar a nota máxima A, por 3 anos seguidos: 2021, 2022 e em 2023.

O parlamentar destacou ainda que os dados ressaltam a importância de uma gestão equilibrada e com uma série de investimentos com recursos próprios.

  • “Não podemos esquecer-nos da implantação do arco metropolitano da Região Metropolitana de João Pessoa, que irá interligar as rodovias BR-101 e BR-230, com investimentos de mais de 210 milhões de reais, com recursos próprios”.

“Outra obra estruturante, com recursos próprios, é a implantação de várias pavimentações de estradas paraibanas e, ainda, da dragagem do Porto de Cabedelo”, enfatizou Raniery Paulino.

  • VEJA, ABAIXO, O PRONUNCIAMENTO FEITO NA TRIBUNA PELO DEPUTADO FEDERAL RANIERY PAULINO, NO PLENÁRIO DA CÂMARA, EM BRASÍLIA-DF:

Leave a comment